HOSPÍCIO #124 – Qual o ponto em comum entre Corinthians e Real Madrid?

Corinthians e Real Madrid. Dois grandes clubes, de grandes conquistas, os maiores de seus países e de repercussão internacional. Enfrentaram-se duas vezes, uma delas pelo inesquecível Mundial de 2000, que o Corinthians foi campeão pela primeira vez do Mundo, e nas duas deu empate. Mas, o que esses dois gigantes do futebol têm em comum? O extinto clube inglês Corinthian Football Club.

Hoje Corinthian-Casuals, fundido com o Casuals e já profissional, o Corinthian Football Club foi um dos maiores do Mundo no fim do século XIX e começo do século XX, ainda que amador. O clube inglês impressionava pela elegância como jogava e encantava a todos que os assistiam. Encantou, em especial, 5 operários do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, após um tour dos ingleses no Brasil, que em 1º de setembro de 1910 fundaram oficialmente o Sport Club Corinthians Paulista, sob a luz do lampião. 8 anos antes, em 1902, o Real Madrid havia sido oficialmente fundado. O time merengue usou a camisa branca em homenagem ao Corinthian F.C. Tentou, também, usar o shorts preto em 1926, mas o Real perdeu para o Barcelona usando o branco e o preto, e, então, foi oportunamente rechaçado pela diretoria. Na década de 1960 e 1970, o Real foi quem começou a encantar o Mundo. Venceu a final da Copa da Europa (que depois se tornaria a Champions League) de 1959-60 e se sagrou tetracampeão da competição vencendo o Eintracht Frankfurt por 7×3 e inspirou a troca do amarelo e do azul do Leeds United (que na década de 1960 e 1970 conquistaria os maiores títulos de sua história), da Inglaterra, para o branco do Corinthian e do Corinthians.

O Real Madrid e o Corinthians têm a inspiração em comum. A cor do uniforme é mera “coincidência”, já que o Corinthians teve seu primeiro uniforme num bege claro que foi desbotando com as lavagens e se tornou branco. Mas essa é, certamente, uma história curiosa do futebol mundial.

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

  • SNITRAM1955

    Discordo. O Real Madrid sempre foi comparado ao Santos de Pelé e vice e versa.

%d blogueiros gostam disto: