De olho na fera #18 – Moise Kean

Por: Lucas Tinôco (@lucastinocof)

A 18ª edição do quadro “De olho na fera”, traz o “centennial” quebrador de recordes Moise Kean, atacante da Juventus. Filho de imigrantes marfinenses mas nascido na Itália, Kean é considerado um dos maiores prospectos do futebol mundial. Nasceu no dia 28 de fevereiro do ano 2000 (17 anos), ou seja, por muito pouco não nasce no dia 29 (já que 2000 é ano bissexto), o que talvez o faria um atleta ainda mais especial. Atacante, tem 1,83m e atualmente está emprestado ao Hellas Verona.

Veja também: De olho na fera #17 – Federico Chiesa

Chegou à Juve aos 11 anos, após ter ficado pouco tempo no Torino. Desde então, jogou simultaneamente por todas as categorias de base tanto da Vecchia Signora, como da Azzurra. De porte físico forte, com boa presença de área, bom tempo de bola e finalização forte, Kean trouxe os olhos do mundo para si ao se tornar o primeiro atleta nascido a partir dos anos 2000 a estrear e a marcar um gol em uma das 5 grandes ligas europeias e o 6º jogador mais jovem a estrear na Liga dos Campeões. Precoce, não? Foi assim que o jornal “MARCA”, de Madrid, o chamou no último dia 28, após o atante balançar a rede duas vezes na vitória do Verona por 4 a 1 sobre a Fiorentina, na casa da Viola. Os dois tentos foi mais uma grande marca: segundo “centennial”* a marcar dois gols no mesmo jogo, atrás de outra joia do futebol italiano: Pietro Pellegri (16), do Mônaco.

*O “MARCA” acabou por cometer uma gafe, chamando o atleta de “millennial”. No entanto, os considerados “millennials” são nascido até 1995 e, no máximo, antes dos anos 2000. Os nascidos após 2000 são chamados “centennials” (correção de gente chata).

Kean foi emprestado ao Hellas Verona para a disputa da temporada 2017/18. Dos 16 jogos na temporada, 10 foram como titular, disputando 954 dos 1.440 minutos possíveis. Ao todo são 4 gols na temporada (2 contra a Fiorentina, 1 contra Torino e 1 contra o Milan). A equipe segue mal: é 19ª colocada, ainda brigando para escapar do rebaixamento.

No meio da temporada passada, o jovem italiano – que ainda pode defender a seleção principal da Costa do Marfim, por ser a nacionalidade do seu pai – renovou com a Juve até 2020, ganhando, segundo o Tuttosport, cerca de 700 mil euros por ano. Foi no período das negociações que o pai do atleta protagonizou um episódio bizarro em entrevista ao Daily Mail. Biorou Kean cobrou equipamentos agrícolas ao atual hexacampeão italiano. Segundo ele, diretores da equipe teriam feito essa promessa quando o seu filho por muito pouco não deixou o Calccio rumo à Premier League. Bastava ele conseguir manter Moise na “Velha Senhora”…

Veja também: De olho na fera #16 – Gonçalo Guedes

O jogador ficou, mas chegou a hora de um novo contrato. Neste momento, o Kean pai colocou “a boca no trombone” cobrando a acordo. Para o jornal britânico contou que após algum tempo um advogado chegou até ele afirmando que o trato não poderia ser cumprido. Resultado final? Sabemos que seu filho renovou, mas não sabemos se o trator, dessa vez, chegou.

Outra “treta” foi com Mino Raiola, agente do filho e de atletas como Ibrahimovic e Pogba. Biorou disse que não deu permissão a Mino, o que teoricamente seria necessário pelo fato de seu filho não ter a maioridade, e que se fosse por ele, teria escolhido outro empresário.

O fato é que Moise Kean tem um dos maiores empresários do mundo, e está em um dos maiores clubes do mundo. O próprio Mino já afirmou que o atleta tem uma sede por sucesso acima do comum e que isso o faz muito bem. Atualmente o passe do jogador é de 7 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. No entanto, certamente tem uma cláusula milionária para deixar o maior campeão italiano.

Para os fãs de games, é uma ótima aposta tanto para o FIFA (potencial 86, segundo o Só Fifa, um dos que mais evoluem ao longo do jogo); e no Football Manager, mais um em que o atleta tem uma ascensão esplendorosa. Vale a pena ficar de olho nesta fera!

Veja também: De olho na fera #15 – Andrea Petagna

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: