MOSTRA TEU VALOR #51 – Entre despedidas e boas-vindas

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

A semana foi movimentada para o Esporte Clube Vitória. Não apenas o triunfo em cima do Vitória da Conquista na quarta-feira (24), mas também tivemos especulações, contratações, negociações e também saídas de jogadores. Entre despedidas e boas-vindas, todos se salvaram?

QUEM JÁ FOI

Rumo ao futebol da Turquia pela segunda vez na carreira, o zagueiro Wallace se despediu do Vitória novamente. O atleta, formado nas divisões de base do rubro-negro, foi capitão em 2010 e também em 2017. Chegou, ajudou o sistema defensivo rubro-negro, mas nem de perto repetiu as boas atuações da primeira passagem. Em 2018 chegou acima do peso, teve algumas falhas, mas fez uma boa última partida. Não digo que deixará saudades, mas poderia ser um jogador importante a ter no elenco pela liderança que tem. Grato pelos serviços prestados e boa sorte daqui para frente.

Uma das grandes decepções da torcida do Vitória, Kieza finalmente deixou o clube. Ele chegou com pompa de astro, com direito a assinatura de contrato no aeroporto e grande recepção da torcida. Após sua boa jornada no rival, os torcedores do rubro-negro baiano acreditavam no potencial do tal do K9. E não podemos dizer que ele começou mal. Em 2017, foram quatro gols marcados nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão. Mas, infelizmente, Kieza foi longe de ser aquilo que todos nós queríamos. E aqui nem falamos só de gols marcados ou assistências dadas. A própria postura do jogador irritava. Sonolento, sem raça, sem vibração. Parecia que não queria ter vindo jogar aqui. E agora, bem diferente de como chegou, sai pela porta dos fundos, mostrando que todo o investimento feito em cima de sua contratação acabou sendo um grande desperdício de dinheiro.

QUEM CHEGOU

O meia-atacante Rhayner foi apresentado oficialmente na Toca do Leão. Ele retorna ao Leão após três temporadas, onde rodou por Ponte Preta e futebol japonês. Um importante reforço para qualificar o elenco rubro-negro, que está realmente precisando de bons jogadores. É um atleta que tem identificação com a torcida e que, quando saiu, deixou muita gente com o pé atrás com a diretoria, na época de Mundico e Manoel Matos, por não ter renovado. Seja bem-vindo de volta!

Temos outras três contratações, mas essas mais em tons de apostas. O lateral-esquerdo Pedro Botelho, experiente, com passagens por times como Atlético/MG e Atlético/PR. Aos 29 anos, o jogador é baiano e sonho antigo do Vitória. Porém, sou totalmente contrário a vinda dele. Conhecido por ser um fiel frequentador das noites e dos bares, espero que isso não atrapalhe seu desempenho por aqui. Não vem de boas atuações há alguns anos. Não condiz com o perfil prometido em campanha pela nova diretoria. Vamos ver no que vai dar.

Outro jogador que também me deixa em dúvidas a respeito da continuidade do tal perfil que a diretoria afirmou que buscaria é o alemão Alexander Baumjohann. O atleta, de 30 anos, estava no Coritiba e jogou apenas duas vezes. No Vitória terá a sua segunda passagem fora do futebol alemão. Chega para dar conta de uma posição muito carente no elenco rubro-negro. A responsabilidade será grande e espero que ele dê conta.

E por fim, Jonatas Belusso. O atacante, de 29 anos, é rodadíssimo no futebol brasileiro e também no exterior. Em 2017 teve um ano excelente ao vestir as cores do Brusque, no Campeonato Catarinense, e do Londrina, na Série B do Brasileirão. Tanto se destacou que acabou indo para o Al Shabab, da Arábia Saudita. Chega ao Vitória sem ser um nome tão conhecido pela torcida, mas que pode dar muito certo. E torço por isso. Não só para ele, como para todos os que chegaram.


Você pode sugerir pautas, assuntos, deixar críticas e conversar comigo aqui no espaço dos comentários ou através do meu Twitter @heiderzito. Não deixe de acompanhar também o site Arena Rubro-Negra, maior portal dedicado exclusivamente à torcida do Leão da Barra e site que também faço parte.

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: