O que fizeram com o futebol carioca?

(Foto: Divulgação / Scoopnest.com)

2018 mal começou e já estamos vendo problemas nos clubes do Rio de Janeiro. Botafogo, Fluminense e Vasco têm vivido situações desgastantes nos últimos dias, deixando que essas debandadas cheguem aos atletas, que não tem conseguido produzir dentro de campo nos primeiros jogos das equipes na temporada.

Leia também: CANTO DO MANTO #9 – Luto oficial pelo futebol carioca

Tudo bem, foi só o primeiro jogo oficial. Mas e o Flamengo, também não entra nessa? Vamos por partes! Para quem assistiu aos jogos do Tricolor das Laranjeiras na Florida Cup, provavelmente sentiu pena do que viu. Uma equipe sem as menores condições de jogo, sofrendo pela falta dos jogadores que deixaram o elenco – ao todo foram 17, e ainda correndo o risco de perder mais – tendo que colocar atletas que nunca haviam sido titulares para dar conta do recado logo de primeira. Foram dois jogos e duas derrotas no torneio de pré-temporada. Não bastasse isso, logo na estreia do Carioca, uma derrota por 3×1 para o Boavista, que conta com figuras rodadas no futebol local como Erick Flores e Leandrão.

Falando sobre o Botafogo, foi quase, quase mesmo! A estreia do Fogão no estadual, diante da fraquíssima Portuguesa Carioca, gerou poucas e boas ao clube da estrela solitária. Não bastasse o Flu, a barca do Alvinegro também levou 13 jogadores para fora do clube, incluindo o ex-técnico da equipe, Jair Ventura, que escolheu ir para o Santos. Sobre a partida do Carioca, a equipe saiu perdendo por 2×0 no placar, com uma falha bisonha do goleiro Jefferson no segundo gol. A reação só veio na segunda etapa, conseguindo o empate faltando apenas 30 segundos para o fim da partida. O torcedor que esperava uma goleada, teve que se contentar com um pontinho sofrido. Já podemos ver que o técnico Felipe Conceição terá problemas para arrumar a casa.

E o que dizer sobre o Vasco? Vaga na pré-libertadores, derrota para o Bangu na primeira rodada, portões fechados em São Januário devido à política do clube, e eleições sendo decididas hoje, por conta de acusações de fraude da primeira votação. Quer mais? Que tal ver o Nenê ser expulso depois de muito tempo? A sensação do torcedor cruz-maltino nesse momento é de preocupação total com o futuro do clube. À beira de disputar uma competição continental, não se vê um ponto positivo para se falar do Vasco em 2018.

Enquanto isso no Flamengo, que em meio a algumas crises internas em relação à diretoria de futebol, aproveitou o embalo da garotada que vinha bem na Copinha e venceu o Volta Redonda por 2×0, mostrando superioridade com um time que tinha a média de idade de 19 anos.

O que pode-se afirmar com todos esses pontos citados é que o futebol carioca provavelmente passará por dias difíceis neste ano que está apenas começando. E, se providências não forem tomadas daqui até alguns meses para frente, o fim dessa história pode se tornar um pesadelo para o torcedor carioca.

Rafik Oliveira

Amante de várias modalidades esportivas, trago à tona diversos temas que abordam o cenário nacional, sempre com uma visão diferenciada para cada esporte.

%d blogueiros gostam disto: