Vai começar o maior torneio regional do mundo!

(Foto: Walmir Cirne/Coofiav/Gazeta Press)

A ‘Lampions League’, carinhosamente batizada pelos nordestinos, está de volta! A competição regional que já virou tradição no primeiro semestre e é tão desejada por clubes até de fora da região, promete ainda mais em 2018. Times se reforçando, grandes treinadores à frente das equipes, e as torcidas apaixonadas poderão sentir o calor da Copa do Nordeste.

Após ficar entre os anos de 2004 a 2010 sem figurar no calendário nacional, o torneio voltou com uma nova roupagem, valorizando a região Nordeste do país. Com três anos da nova edição, foi feito um acordo entre a CBF e Conmebol, em que o campeão da competição teria vaga na Copa Sul-americana do ano seguinte, porém essa medida foi modificada com a mudança no regulamento da Libertadores, que agora cede mais vagas. Dessa forma, o campeão do Nordestão entra já nas oitavas de final da Copa do Brasil.. Com vários pontos a favor das equipes que conseguissem se classificar à CNE, a concorrência passou a ser maior por parte dos clubes.

Leia também: Na nova Copa do Nordeste, oprimidos realizaram seus sonhos e se tornaram opressores

Em 2018 a competição contará com 16 equipes, dividas em quatro grupos. O estado de Pernambuco é quem detêm o maior número de participantes (3), seguidos do Ceará (2), Bahia (2), Alagoas (2), Rio Grande do Norte (2), Paraíba (2), Sergipe (1), Maranhão (1) e Piauí (1). No ano passado, tivemos o Bahia sagrando-se como o grande campeão ao vencer o Sport na final.

Um grande atrativo da Copa do Nordeste, além das transmissões de TV em rede nacional, se dá por conta pelas cotas de participação na competição que, apenas por participarem da fase de grupos, os clubes já garantem R$ 500 mil, sem contar as bilheterias de estádios, que geralmente estão cheios. Valor esse que vai gradativamente aumentando conforme as equipes avançarem. Para as pequenas equipes nordestinas, que sofrem pela falta de caixa no decorrer do ano, o dinheiro conquistado no regional é tido como um grande prêmio.

A novidade desta edição ficará por conta das transmissões dos jogos. Além do Esporte Interativo, detentor dos direitos da competição, o SBT, com suas afiliadas espalhadas pela região Nordeste, também estará na cobertura do maior torneio regional do país.

Amanhã, terça-feira, teremos o pontapé inicial da competição com a partida entre Treze e CRB, às 20h, direto do estádio Ernani Sátyro.

Rafik Oliveira

Amante de várias modalidades esportivas, trago à tona diversos temas que abordam o cenário nacional, sempre com uma visão diferenciada para cada esporte.

%d blogueiros gostam disto: