MOSTRA TEU VALOR #52 – O temido Santuário rubro-negro

Sempre que nos aproximamos de clássicos Ba-Vi no Barradão, a torcida rival tenta criar polêmicas desnecessárias. Dessa vez questionaram sobre as condições de segurança e se há planos de evacuação para a torcida visitante em casos de acontecimentos extraordinários. Essa foi a deixa para que torcedores do rubro-negro baiano se movimentassem nas redes sociais em defesa do querido Santuário.

O curioso é que a mesma torcida rival, que hoje reclama das condições do Barradão, incentivava a compra de ingressos da torcida mandante para assistir ao clássico infiltrada, já que ano passado foi adotado o esquema de torcida única. O mesmo clube rival foi quem incentivou e estimulou um “clima de guerra”, com direito a hashtag no perfil oficial e clima de hostilidade com o elenco do Vitória na Arena Fonte Nova.

É também a mesma torcida rival que não reclama das condições dos estádios de Pituaçu e Fonte Nova, onde geralmente ocorrem mais confusões. Por que tanto medo do Barradão? Não é difícil de entender. Se liga no tweet publicado pelo torcedor Vinícius Magalhães. Somente nessas imagens já é possível entender o que faz o Manoel Barradas ser tão perigoso para o Bahia.

Em 50 clássicos Ba-Vi no Barradão, 26 vitórias do Leão da Barra, 14 empates e apenas 10 do rival. O Bahia também não vence no Barradão desde 1º de maio de 2011, ou seja, quase 7 anos. Ok, acho que assim é possível entender o medo. E é pra ter medo mesmo. Temam o Barradão, temam o estádio que vem mudando a história do confronto. Temam. Respeitem.

OBS: esse texto não faz qualquer apologia ou incentivo à violência. A rivalidade deve existir dentro do campo e com as provocações e gozações na arquibancada. Mas, também me sinto no direito de responder as acusações infundadas e as falácias espalhadas por torcedores rivais nas redes sociais.


Você pode sugerir pautas, assuntos, deixar críticas e conversar comigo aqui no espaço dos comentários ou através do meu Twitter @heiderzito. Não deixe de acompanhar também o site Arena Rubro-Negra, maior portal dedicado exclusivamente à torcida do Leão da Barra e site que também faço parte.

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: