Os esportes que não estão na mídia: Futebol Australiano

A partir de agora o HTE estará semanalmente apresentando para vocês um esporte que não tem tanto espaço aqui no Brasil, falando um pouco sobre sua história e suas regras. Com certeza teremos esportes aqui que muitos conhecem, que muitos só ouviram falar, e alguns que a maioria nunca nem ouviu falar. Vamos iniciar pelo Futebol Australiano.

Também conhecido como Aussie Rules, o esporte é um dos mais populares dentro da Austrália. Em 1859 surgiu sua primeira versão em Melbourne, sendo derivado do Rugby e do Futebol Gaélico. Praticado em um campo de cricket, o Futebol Australiano foi criado para treinar de uma nova forma os atletas do próprio cricket. Só em 1896, com a criação da Victoria Football League, o esporte foi remodelado, sendo criadas novas regras e ficando muito semelhante aos padrões atuais do esporte.
O jogo é disputado em 4 tempos de 20 minutos, com 18 jogadores para cada time dentro do campo oval. O objetivo do jogo é colocar a bola entre as traves que estão situadas no fim do campo. São 4 traves, duas menores, e duas maiores. Caso se acerte a trave maior sem que a bola não toque em nada (chão, trave ou outro atleta) se faz um Goal e se conquista 6 pontos. Se você acerta a bola entre as traves menores, ou se você acerta a trave maior, ou se ela toca em algum outro jogador ou em alguma parte do corpo que não seja o pé do indivíduo que tenta acertar a meta, se marca um Behind, anotando assim 1 ponto.
A bola do jogo é semelhante a bola de rugby, oval e de couro, porém menor. Ela normalmente é ou vermelha ou amarela. É um jogo de grande contato físico, mas é proibido acertar um jogador que está sem a bola, e também não se pode ter contato abaixo do joelho ou acima dos ombros. O intervalo entre o primeiro e o segundo quarto, e entre o terceiro e o quarto é de 6 minutos. Já o intervalo entre o segundo e terceiro quarto é de 20 minutos.
Mas e o Brasil, tem algo em comum com esse esporte? Harry O’Brien, conhecido na Austrália como “brasileiro” ou como “Pelé do futebol australiano” é um dos melhores jogadores desse esporte. Filho de um congolês e nascido no Rio de Janeiro, Heritier Lumumba se mudou para a Austrália com apenas 7 anos de idade. Flamenguista de coração, ele começou a praticar o esporte para fazer mais amizades no país, e assim tomou gosto pelo esporte. Ele hoje atua pelo Collingwood, da cidade de Melbourne.
Para ver um vídeo do esporte sendo praticado clique AQUI

Elvis Fernando

20 anos, estudante de Engenharia na Universidade Federal do ABC. Apaixonado por esportes e isso me mantém firme dentro do HTE Sports.
Fundador da marca HTE.

%d blogueiros gostam disto: