Mulheres de destaque nos esportes

No dia internacional da mulher, vamos lembrar e celebrar grandes nomes e seleções do desporto feminino nacional

Vôlei de Quadra

Um dos mais emblemáticos casos de sucesso e superação no esporte feminino nacional é a seleção de vôlei de quadra feminina. Mesmo com conquistas como Grand Prix, o time feminino era visto como o “patinho feio” do vôlei, em vista que o masculino possuía duas medalhas de ouro até 2008 contra nenhuma das meninas, somada com a virada que o Brasil levou da Rússia em Atenas-2004. Mas tudo mudou em Pequim com a conquista do primeiro ouro das meninas e em Londres onde, mesmo com um início irregular, mais uma vez as meninas se superaram e levaram mais um ouro para casa.

Basquete

Nos anos 90 o Brasil teve a geração mais brilhante do basquete. Com Magic Paula e Hortência, a seleção brasileira fez Fidel Castro se curvar no Pan Americano de Havana. Em 1994, na Austrália, veio o título mundial e em 1996 a prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Tudo sob o comando de uma das maiores treinadoras do esporte brasileiro, Maria Helena Cardoso.

Handebol

Depois de bater na trave da medalha olímpica em tantas oportunidades, no Mundial de 2011 veio a maior conquista do handebol brasileiro, com a conquista do título na Sérvia. Na final contra as donas da casa, uma emocionante vitória por 22 x 20 para colocar o Brasil definitivamente no mapa do esporte.

Vôlei de Praia

A primeira medalha de ouro feminina dos Jogos Olímpicos veio em Atlanta 1996, com final brasileira, na primeira edição em que o vôlei de praia esteve na competição. Na grande decisão, Jaqueline Silva e Sandra Pires levaram a melhor sobre Adriana Samuel e Monica Rodrigues, vencendo por 2 sets a 0 (12-11 e 12-6).

Futebol

O futebol feminino tem uma das melhores jogadoras de todos os tempos, nossa rainha Marta, cinco vezes escolhida como a melhor jogadora do mundo, mas ainda não conseguiu um grande título, batendo na trave em três oportunidades, com o vice-campeonato mundial em 2007 e com a prata nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008.

Rugby Sevens

A seleção feminina de Rugby Sevens conquistou nesse fim de semana seu 11º título sul-americano da categoria e certamente vai brigar por medalha nos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Ana Marcela Cunha

A baiana Ana Marcela, atualmente com 23 anos, é um dos destaques brasileiros da maratona aquática. No entanto, brilha desde os 14, quando conquistou o Ouro nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires. Desde então, muitos títulos. Títulos esses que tornaram Ana Marcela Cunha como a brasileira com mais medalhas obtidas em Campeonatos Mundiais de Esportes Olímpicos.

Maurren Maggi

Descrita como “o maior nome do atletismo feminino do Brasil”. Isso porque conquistou o Ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, no Salto em Distância. Passou por um momento complicado quando foi suspensa por doping pela Federação Internacional de Atletismo, mas superou as dificuldades e mostrou porque é uma grande atleta. É a recordista brasileira e sul-americana no salto em distância.

Daiane dos Santos

Você provavelmente passou a prestar mais atenção na Ginástica Olímpica após o fenômeno “Daiane dos Santos”. Conquistou o ouro no Campeonato Mundial de Anaheim, em 2003 e, em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, performou ao som de Brasileirinho, que eternizou suas apresentações. Por causa de uma lesão e após uma cirurgia no joelho, se aposentou e hoje é empresária, não deixando de promover projetos para ampliar a cultura do esporte no Brasil.

Sarah Menezes

No judô, Sarah Menezes fez história. Conquistou a primeira medalha de uma mulher brasileira no esporte, nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Em 2015, faturou o Ouro no Pan-Americano do Canadá e é um dos nomes mais fortes do país para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Maria Esther Bueno

A maior tenista de todos os tempos, vencedora de três títulos em Wimbledon é um símbolo do tênis brasileiro.

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: