Esporte e Saúde: você não precisa sair de casa para se exercitar

A preocupação com a saúde é algo constante em nossas vidas. E se há uma boa maneira de cuidar do seu corpo e da sua mante é através da realização de exercícios. Caminhar, correr, fazer musculação, praticar esportes. Tudo isso é muito válido. Mas você pode praticar exercícios sem sair de casa.

A dica é válida tanto para quem não está com condições de bancar uma mensalidade de academia, quanto para quem não sabe como vencer uma velha inimiga: a preguiça.

Então vamos lá. É importante ter em mente uma coisa. Nunca vá além daquilo que seu corpo permite. Faça quantas repetições você conseguir. Conforme for acostumando, aumento progressivamente. Isso vale para todas as dicas abaixo.

AGACHAMENTOS: nesse exercício, você deve afastar as pernas e posicionar seus braços esticados à frente do corpo. Sendo assim, faça agachamentos leves e, conforme for se sentido a vontade, agache mais. As repetições devem ser feitas de corpo com o que seu corpo aguentar, sendo recomendado ao menos três séries com 10 repetições.

ELEVAÇÃO: nesse exercício, você estará deitado de costas para o chão, com seus braços ao longo do corpo e os joelhos flexionados. A elevação será feita a partir da região dos glúteos, forçando os pés contra o chão. Ao contrair os músculos, você estará trabalhando as regiões da coxa e glúteos. O recomendado são 3 séries com 10 repetições.

LEVANTAMENTO DE PESO: se você não tem halteres em casa, não tem problema. Para fortalecer os braços e enrijecer seus ombros, utilize pesos de 1kg (pode ser um saco de feijão, arroz ou qualquer outro alimento), elevando os praços na altura dos ombros. O recomendado são duas ou três séries com 20 repetições.

ABDOMINAL: o clássico exercício que você tem aquela preguiça de fazer. Deitado de costas para o chão, coloque as mãos atrás da cabeça e flexione os joelhos. Assim, você deve elevar os ombros do chão e flexionar a coluna de forma que a sua cabeça se aproxime dos joelhos. A quantidade de séries e repetições vai de acordo com o que seu corpo aguentar. Quanto mais você conseguir, melhor, dentro dos seus limites é claro!

FLEXÃO: outro exercício clássico. No entanto, cuidado para não fazer errado e acabar se lesionado. Apoie-se no chão, com cotovelos estendidos e as mãos afastadas na largura dos ombros, deixando seus pés juntos. Assim, você deve realizar o movimento de descida e subida, sem se curvar muito. Faça de duas a três séries com 20 repetições.

Viu só? Se exercitar é simples e pode ser feito diretamente de casa. Para ter um corpo e uma vida saudável, basta querer. Boa sorte e bons exercícios!

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes.

Twitter: @heiderzito

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